Criar uma Loja Virtual Grátis
Distritos e Povoados- Macaúbas- BA
Distritos e Povoados- Macaúbas- BA

 

AÇUDE

 Açude está localizado no interior Leste do município de Macaúbas a 20 Km da sede municipal com latitude 13º 0" 0S, longitude 42º 31" 60W e altitude de 547m. Os primeiros habitantes, a fixaram na localidade, que chamava-se Saco Grande, foram atraídos pelos solos férteis das baixadas e água do riacho do leite.
No lugar denominado Saco Grande deu-se início, no dia 08 de agosto de 1932, a construção da barragem pela Inspetoria Federal de Obras Contra a Seca, IFOCS, e a partir da obra o lugar passou a chamar-se "Açude" e atraiu pessoas de diversos lugares.
Em 1932, edificou-se muitas casas para estabelecer os mandantes da grande obra, originando daí a "Rua do Escritório". Várias casas foram construídas durante a realização dos trabalhos e outras tantas depois, passando o povoado a ter uma feira livre, bastante frequentada, regular atividade comercial, bom criatório e lavoura desenvolvida.
O posto dos Correios foi criado em 04 de janeiro de 1986.
A Câmara de Vereadores aprovou a criação do Distrito do Açude no dia 02 de junho de 1989.
No dia 06 de novembro de 1992 o vereador Carlito Rodrigues Nogueira apresentou à Câmara Municipal um abaixo-assinado destinado ao Governador do Estado pedindo providência para evitar a canalização de água do Açude de Macaúbas para Ibipitanga, por causar prejuízo na piscicultura, agricultura, além do risco do Povoado ficar sem água potável.
Nos anos 60 houve uma grande migração de "açudenses" para o norte do estado de Goiás, hoje, Tocantins, principalmente para a cidade de Araguaína, onde muitos são empresários bem sucedidos.
Em 2003 o lago secou completamente. Em 2004, com as intensas chuvas, o lago alcançou um volume de 80% de sua capacidade.

LAGOA CLARA

Lagoa Clara está localizada entre o oeste da Chapada Diamantina e o Médio São Francisco no interior do município de Macaúbas. O distrito é cortado pelo rio Santo Onofre, no sentido sul-norte. Os primeiros habitantes se fixaram na localidade atraídos pelos solos férteis, campos de pastagens naturais propícios a criação de gado e água de ótima qualidade encontrada no subsolo a pouca profundidade, nas lagoas naturais e brejos, clima ameno.

Em seu Livro Descrições Práticas da Província da Bahia, 1ª edição: Salvador, Typ. do Diário da Bahia, 1888, Durval Vieira de Aguiar diz: "há somente uma escola para meninos em Lagoa Clara - 8 léguas da sede do município, lugar de muito frio, onde encontramos no verão, à noite, uma temperatura de 10º". O Arraial de Lagoa Clara está distante 51 km da sede do município e começou a se formar em 1810, foi elevado a Distrito com a denominação de Arraial Sant"Ana de Lagoa Clara em 1822. As primeiras famílias a fixarem residência no povoado foram as de Joaquim Neves, Inácio Loiola, Herculano Silva Lessa, D. Emília da Silva Leão e de D. Custódia Mesquita Leão e as suas respectivas famílias.

O nome Lagoa Clara é uma referencia a uma lagoa natural de águas cristalinas, hoje conhecida pelo nome de lagoa redonda. Em 1816 ergueu-se a primitiva Capela dedicada à Nossa Senhora Sant"Ana que é uma das mais velhas do sertão baiano. Em 1901 foi reedificada sobre a direção do Cônego Hermelino Leão. Na gestão do Pe. José Maria Vicente a capela sofreu drástica reforma: o Altar-Mor foi desmontado e substituído por um de cimento. A família Leão fez-se presente (política e religiosa) em Macaúbas pelas pessoas do padre Tomé Fernandes Leão , natural de Serro, MG, radicando-se no arraial de Lagoa Clara, do padre Fernando Augusto Leão que nasceu por volta de 1830 em Lagoa Clara, filho natural de Francisca Maria da Silva (+1839) e do padre Tomé Fernandes Leão que o reconheceu com mais três irmãos em seu testamento e do cônego e Político Hermelino Marques Leão que nasceu em Rio de Contas, BA, filho do casal macaubense (Lagoa Clara) Severino da Silva Marques e Rita Custódia de Mesquita Leão. Em 1898 o Cônego tornou-se vigário de Macaúbas.

 

CANATIBA

Canatiba está localizada no Médio São Francisco, interior Oeste do município de Macaúbas e está a 36 Km da sede municipal. O distrito é cortado pelo rio Santo Onofre, no sentido sul-norte. Os primeiros habitantes se fixaram na localidade atraídos pelos solos férteis dos vales e água em abundância.
O distrito de Canatiba teve início na fazenda maxixe no final do século XVIII, tendo com os primeiros moradores José Batista Ramos e Olfério Rufino e as suas respectivas famílias.
Em 1887 foi construída a capela de São João Batista e em 1937 foi erguida, no alto de uma colina, uma capelinha em homenagem a Santo Antônio.
No ano de 1915, o nome Maxixe foi substituído por Betânia por sugestão do bispo que participava da primeira missão religiosa, devido o local ter muitas árvores e riachos que ali desaguavam, dando uma sensação de um retiro para descansar, como a cidade Bíblica de Betânia, local onde Jesus Cristo descansava de suas peregrinações. Em 1936 o nome de Betânia foi substituído por Canatiba, que em tupi-guarani significa Cana grossa.
Em 1932 foi criada a feria livre; em 1935, o cartório civil; em 1924, o cemitério; em 1940, a primeira escola, sendo Maria Francisca Pires a primeira professora; Em 1958 foi inaugurada a energia elétrica; o posto de saúde em 1978.
A cana de açúcar e gado bovino são a base da economia local. Feijão, milho e mandioca são culturas de subsistência. Canatiba é um dos maiores produtores de cachaça da região, produto largamente consumido devido a sua boa qualidade.